Hora certa

Pesquisa personalizada

segunda-feira, abril 28, 2008

Limão

O limão tahiti tornou-se conhecido em 1875 na Califórnia (EUA) com origem provável em Tahiti; estabeleceu-se, definitivamente, no sul do estado da Flórida. Entre os principais produtores encontram-se o México, Estados Unidos da América, Egito, Índia e Brasil.

No Brasil, o limão Tahiti tem grande importância comercial; os estados maiores produtores são: São Paulo e Rio de Janeiro.

Com porte médio a grande a planta é expansiva, curvada, vigorosa; A floração ocorre ao longo do ano (principalmente setembro e outubro); os frutos são ovais, ou levemente elípticos, casca fina, superfície lisa e cor amarelo-pálida na maturação. Estão maduros em torno de 120 dias após a floração; as sementes são raras ou ausentes.

Seu suco é usado em culinária, na limpeza e preparo de alimentos (carnes, massas, bolos, confeitos) e no preparo de caipirinha e de refresco - limonada.

Óleo da casca do fruto é aromático.

Fonte: Embrapa




CONSERVA DE LIMÃO

Limões pequenos lavados e enxutos.

Quatro dentes de cravos-da-índia espetados.

Coloque-os num pote e encha de óleo de oliva.

Feche hermeticamente e não abra por seis meses.

Utilize o óleo aromatizado para peixes cozidos e fritos.



DESODORIZADOR NATURAL

1 limão grande e rugoso

Espete cravos da índia até enchê-lo.

O perfume pode durar até um ano antes de evaporar.


PRECAUÇÃO:


Cuidado com sua pele. O limão tahiti, por ser uma fruta cítrica pode ocasionar queimaduras e manchas escuras ao redor da boca ou nas mãos. É recomendável consultar um dermatolgista. Este certamente irá indicar o remédio adequado e o uso de filtro solar. É fundamental seguir sua orientação à risca.


E não é apenas o limão que pode provocar manchas de pele quando associado ao sol. Outras frutas ácidas como o caju, a laranja e a tangerina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails