Hora certa

Pesquisa personalizada

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Hibiscos


Essas flores são originárias da Ásia Tropical. No Brasil elas também são conhecidas como “mimo de Vênus”. Em 1923, as flores do Hibisco foram eleitas o símbolo nacional do Havaí e da Malásia.

Os países que possuem climas tropicais ornam suas paisagens com flores muito apreciadas por qualidades relativas a beleza, cor e perfume. Estas flores, de magnífico valor ornamental, que chegam a atingir três metros de altura e proliferam muito bem nos climas tropicais e subtropicais. É um arbusto simples de cuidar e possui muitas flores, de maneira contínua, com aspecto muito gracioso, que se encontram presentes desde a metade da primavera até a metade do outono.

Suas folhas possuem uma cor verde com alto brilho, enquanto suas pétalas, que podem chegar a medir doze centímetros, possuem cores e tonalidades muito intensas e vivas. A variedade de cores das flores Hibisco compreende o laranja-brilhante, rosado e diversas tonalidades do vermelho.

O hibisco requer alguns pequenos cuidados, como podas no início da primavera para que se fortifique de maneira a suportar o longo período de floração. Quanto à qualidade do solo, existem adubos específicos para essas flores, restando apenas a responsabilidade de seguir as instruções de uso.

Esta flor representa a beleza delicada, a virtude e avidez; e sugere: agarre-se à tua boa-sorte!

O Hibisco faz parte da gastronomia de muitos países africanos como, por exemplo, em Gâmbia é comum o uso de um chá, o “Wonjo”, feito com a folha do Hibisco. Para os naturalistas ocidentais, usa-se fazer gelatina natural com o chá do hibisco adoçado. Sua tonalidade vermelha natural é usada na substituição de corantes químicos. Houve uma época em que os estudantes, para economizar, lustravam os sapatos com as folhas do hibisco, deixando-os brilhando. Por isso, essas flores também eram popularmente conhecidas de graxa-de-sapato. As flores do hibisco são utilizadas como indicador ácido-base e também são indicadas para estimular o anseio sexual feminino. Para fins medicinais, o hibisco é ainda indicado como: hipotensor, diurético, laxante, antiespasmódico, adstringente, expectorante, protetor da mucosa estomacal, digestivo, fluidificante do suco biliar, entre outros. O Hawaii tem essas flores como seu símbolo, lá existem cerca de cinco mil variedades de Hibisco.

Fonte: www.flores-guia.com.br



Dê uma ajuda à natureza, mude as cores dos hibiscos.
Aprenda a fazer a polinização de hibiscos.

3 comentários:

  1. oi terezinha tudo bem?seu blog é muito interessante eu adorei beijinhos e um otimo domingo pra vocÊ

    ResponderExcluir
  2. quais são as cores de hibisco?

    ResponderExcluir
  3. Tomo o chá de Hibisco há cerca de 15 dias. Já vi muita diferença, especialmente pelos suas propriedades diuréticas.
    Tomo o chá gelado, adoço com adoçante em gotas (70 gotas por litro) e armazeno em garrafas pet de refrigerante na geladeira.
    Com isso, diminuí muito o consumo de refri aqui em casa e só tenho visto benefícios.

    Indico de verdade.

    Welton Leandro Valdir

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails