Pesquisa personalizada

quarta-feira, julho 11, 2007

Barra de calça jeans

Todas as vezes que você compra uma calça jeans precisa pagar para diminuir o comprimento e a calça sempre volta muito comprida ou muito curta, ou ainda você paga caro e o serviço fica mal feito? A solução é você pôr a mão na massa, quer dizer, na calça: Corte a barra você mesma. É muito fácil. Conheça os truques. Siga as instruções e veja que resultado surpreendente. Você ainda pode ganhar dinheiro extra fazendo barras:

Vista a calça e marque a barra no lugar exato.

Se vai usá-la com salto, calce um sapato de salto para marcar a altura da barra.

Não deixe sobra. Vamos supor que você precisa diminuir 8 centímetros de barra.


Marque 8 centímetros com uma caneta.


Marque as barras com um sinal diferente para cada perna,
para depois emendar a barra sem problema.


Corte a perna da calça em cima do risco.

Corte um centímetro acima da barra.


Desmanche a costura da barra.


Recoloque a barra sem trocar as pernas.


Uma as barras à calça com alfinetes.


Costure as barras unindo as duas partes,

a uma distância de uns três milímetros da costura antiga

para deixar o lugar da costura antiga visível.


Vire as sobras para baixo.


Esconda as sobras de tecido.


Veja como não aparece o recorte


Veja que a emenda ficou bem perto do sinal da

costura antiga. Com linha para costurar jeans,

costure a barra em ponto grande pelo lado direito sobre

o sinal da costura antiga. Use agulha bem grossa.


Ninguém nota que a barra foi cortada,
sua calça jeans não fica curta ou comprida.
Fica na medida que você marcou e não perde o charme.

Veja também
http://barrafacil.page.tl/

60 comentários:

  1. excelente! vou fazer a barra das minhas calças de hoje em diante. valeu!

    ResponderExcluir
  2. Terezinha!! Tenho raiva de nunca ter aprendido a costurar... achava que era coisa de mãe e de avó...

    Sua dica é preciosa... só preciso comprar uma máquina de costura...hehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/03/2007

    Oi Terezinha,

    Sou uma pessoa "pequena", rsrs e SEMPRE tenho que fazer as barras das minhas calças. Adorei a sua dica, já tinha ouvido sobre essa técnica mas nunca soube como fazer... Vai me ajudar muuito para fazer as barras dos meus jeans.

    bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/01/2008

    Muito obrigado!
    Se todas as pessoas ensinassem aquilo que sabem, nosso mundo sería bem melhor! Obrigada por sua geneosidade em dividir sua sabedoria!
    "Para que a semente da sabedoria divina possa brotar e crescer, o solo do coração no qual for plantada deve ser puro, e a semente deve ser umedecida com as águas da certeza."

    (Bahá'u'lláh, As palavras ocultas)

    ResponderExcluir
  5. Ah...vou adicionar vc nos nos meus favoritos, eu estava procurando uma coisa e achei o que realmente precisava....tenho 1,50...entao imagina sempre tenho que pagar pra fazer barras!!!Obrigada...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/12/2008

    Adorei a dica , e vou fazer as barras para minha neta, porém gostaria de dar um sugestão a página.A página com esse efeito que treme deixa a nossa vista muito cansada, pelo menos para mim que já sou uma senhora de 60 anos.
    um grande abraço
    Ana Maria Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria

    Que bom que você gostou da dica. Fazendo barra de calça deste jeito, certamente vai agradar sua neta. Quanto à página que treme, é a primeira vez que alguém me diz isso. Não sei como é, porque no meu computador isso não acontece.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, mas como tenho uma filha pequena, não gostaria de desperdiçar a barra, será que não tem como fazer uma barra bem grande? Principalmente de calças de moleton.

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao tamanho da barra não, porque é preciso ser fiel à largura, mas no comprimento da calça sim, é só medir com um pouco de sobra e depois dar uma dobra na barra. Assim sua filha poderá usar a calça jeans por mais tempo.
    Quanto à calça de moleton, é só fazer uma barra mais larga. Pode ser uma barra simples, porque o moleton não é desbotado como a calça jeans.

    Sucesso para você.

    ResponderExcluir
  10. Brilhante!
    Também não temos máquina de costura e depois de pisar em muitas barras, criei a minha técnica de dobrar quase permanente, bom para estudantes e crianças que crescerão. Vejam na página: barrafacil.page.tl
    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Excelente idéia, principalmente para quem tem pressa, não sabe costurar ou como você disse, não tem máquina de costura.

    Obrigada pela contribuição. Já pus um link na página

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/27/2008

    Parabéns e muito obrigado pela dica das barras em jeans!Sou costureira e agora me preparo para montar uma lojinha de "Acertos & Consertos"!Sempre fiz barras um pouco diferente de você!Obrigado por me ensinar um método bem fácil!
    Adorei ter encontrado você na Net!
    Meu e-mail:angelamgadelha@hotmail.com, caso aceite trocar idéias comigo!
    Grande abraço...Angela.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/23/2008

    Já estraguei umas calças,não consegui coser na máquina o jeans com linha grossa, e mesmo com linha fina o pesponto não ficou certinho, e ainda ficou uma perna maior que a outra. vou continuar a levar a quem sabe fazer o trabalho.
    Mesmo quem sabe ás vez não fica bom.

    ResponderExcluir
  14. Ola, achei otimo, estava mesmo procurando essa tecnica e vc deu o "pulo do gato" só tenho uma duvida:
    Pode-se fazer me uma maquina de costura portatil, dessas que temos em casa normalmente ou só fica perfeito em maquinas industriais?
    Valeuuu. bjs da Claudia

    ResponderExcluir
  15. Oi Claudia

    Para fazer essa barra, o ideal é usar uma máquina maior, mas eu acredito que ajudando um pouco nas partes mais grossas, onde há emenda de tecido, é possível sim. Aconselho você a usar uma agulha bem grossa.

    Muito sucesso nas suas barras

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12/30/2008

    Oi. Estava refazendo uma barra e um afinamento de perna de uma calça jeans, que um alfaiate fez mal feito, comprei uma linha mais grossa, igual a original da calça, porem ela embola toda na maquina e no pano.
    Costurei com a tampinha da linha de baixo aberta, e a linha na hora de dar a volta no carretel de baixo, ela nao completa a volta, e embola toda. Consegui fazer ela dar a volta, mas aih a costura na parte de baixo do pano, fica toda embolada, com muita linha mesmo.
    Achei seu site, e achei muito boa sua dica, eu estava fazendo diferente de como vc fala, vou tentar da sua maneira. Mas me socorra, por favor. O que tenho que mudar na maquina para costurar jeans, e com linha mais grossa ( tipo a original que vem no jeans) ?

    ResponderExcluir
  17. Bruno

    Realmente não é fácil costurar jeans em máquina comum. Sem a tampinha da máquina, nem pensar.
    - Costure com ponto grande.
    - Sempre costure de vagar com muito cuidado. Se o tecido for muito grosso, tire o pé do pedal e faça as partes mais difíceis ajudando a máquina com as mãos.
    - Costure com agulha grossa.
    - A linha deve estar regulada, nem apertada, nem muito solta.
    - Se a linha quebrar, não se preocupe, inicie uma nova costura onde a outra quebrou, puxe o fio e amarre pelo avesso. Depois, com uma agulha grossa esconda os fios dentro do tecido.
    - Se não conseguir, Não desanime, mostre o site para alguma costureira ou um outro alfaite e peça que faça a barra para você.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Que barra mais perfeita!

    As que eu/minha irmã fazíamos em casa ficam bonitas olhando por fora, mas por dentro sobra muito tecido sempre, incomodando e fazendo volume...

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns por publicar esta dica de costura, sou costureira a algum tempinho e este detalhe de esconder as costuras por dentro da própria bainha, foi uma grande novidade.
    E aproveitando o momento, fiquei feliz por te ver em meu blog, amei os seus trabalhos e certamente que porei em prática esta técnica. Espero poder ter mais tempo para visistar e conhecer mais de vc. Tenho estado atarefada com minhas costuras...Graças a Deus por isso.Já está bem tarde...
    Fica com Deus e tenha um ótimo final de semana...bjinhos
    Até breve

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/13/2009

    ola Terezinha, obrigada por explicar tudo tao direitinho, nao tem como errar e essa barra a muito tempo eu queria aprender para fazer as calcas da minha filha. fiz e ficou perfeita, bjsss

    ResponderExcluir
  21. Olá Terezinha
    Adorei o seu PAP para fazer barra de jeans, eu sempre fazia cortando e dobrando novamente, mas não ficava como a barra original.
    Hoje acabei de fazer a barra de uma calça para meu marido e ficou perfeita.
    Uma dica, como eu não tinha linha própria p/ jeans eu usei dois fios de linha COSTURATUDO na agulha e ficou ótimo. Muito obrigada por nos ensinar
    UM abraço
    Regina
    http://artes-e-linhas-da-regina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/23/2009

    Olá, Terezinha!
    Muitíssimo obrigada por dividir conosco essa dica tão preciosa!
    Dependendo do estilo da roupa e do calçado, acho que se perde todo o charme e elegância com a barra dobrada.
    Aqui nesta pequena cidade onde moro, não conheço nenhuma costureira que faça essa barra original.
    Não sei costurar, mas parece que não é difícil. Minha mãe tem máquina de costura, vou por mãos à obra!
    Obrigada, mais uma vez!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Amiga, muito bacana da sua parte, dividir essa descoberta com todos.
    Fiz e realmente adorei!
    Tive dificuldade na hora de passar a máquina nas costuras laterais, ficou muito grosso, mas resolvi isso cortando a dobra da costura dentro da bainha.
    Meu trab

    ResponderExcluir
  24. Desvendou um segredo pra mim!
    Sempre quis saber como minha costureira fazia pra minhas calças ficar com a mesma barra e não aparentar as emendas.
    Genial adorei!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. TErezinha vc é um anjo a tanto tempo eu queria fazer essa barra .
    Que Deus te abençoe por compartilhar
    Ps meu marido adorou a barra kkkk bjs lu avanço

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3/17/2010

    Ola, meu nome é Maria Angela, gostaria de saber como faço para ter a linha exatamente igual da original, para fazer a nova costura da barra....abs.....e-mail: angelaperes@ig.com.br......

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/02/2010

    OLA SIMPLIFICANDO A GROSSURA DA COSTURA,TENHO UMA DICA QUE MINHA MÃE USAVA MUITO PRA NÃO QUEBRAR A AGULHA E NÃO ENROSCAR NO PÉZINHO DA MAQUINA ELA PASSAVA VELA E AI ESCORREGAVA ,PASSAVA SUAVE SOBRE AS COSTURAS GROSSAS.....JEITINHO BEM BRASILEIRO ...KKKKKKKKKKK...BJS

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela dica. Na hora da dificuldade não custa nada tentar, não é?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo5/18/2010

    anonima
    gostei muito da dica amuito tempo que eu

    queria aprender muito obrigado

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5/26/2010

    Por favor, alguém me dê uma dica de como
    remendar calças jeans no meio das pernas
    sem aparecer as costuras, ou pelo menos
    não aprecer tanto as costuras de remendo.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6/15/2010

    Muito interessante a dica mas tire essas músicas irritantes.Ninguém gosta de ruídos não autorizados que atrapalham a concentração e ter que ficar procurando onde desligar.
    Qdo o site tem isso, fecho no ato...

    ResponderExcluir
  32. Legal! minha costureita tb faz assim, fica perfeito! boa a dica...

    ResponderExcluir
  33. Anônimo7/28/2010

    Obrigada pela dica, Terezinha! Valeu mesmo.
    zeza

    ResponderExcluir
  34. Oi amiga muito obrigada pela postagem me ajudou muito;mas concordo com a nossa amiga a sua página fica tremula em baixo e na lateral beijos

    ResponderExcluir
  35. Querida, eu amei sua dica, apesar de eu não saber costurar....sou apenas curiosa...rsrsrs, fiz duas barras e ficaram ótimas. Gostaria de pedir então outra dica: Como faço para diminuir jeans na cintura? Andei emagrecendo e as calças estão grandes, adoraria mais essa dica. Desde já agradeço. Obrigada!
    Suely

    ResponderExcluir
  36. Suely

    Se eu não estivesse tão ocupada, certamente eu o faria com gosto, mas sou professora e estou com muitas turmas. Infelizmente não posso atender seu pedido através de imagens. Apenas posso sugerir. Para diminuir a cintura e a calça continuar perfeita, o ideal e descosturar a parte de trás da cintura, apertar e rebater outra vez. Não tem segredo. Se você conseguiu fazer as barras, certamente conseguirá apertar a cintura.

    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  37. Anônimo9/07/2010

    oi ,
    eu queria saber como é a "tampinha da maquina" , pois não consigo fazer a barra da minha calça na maquina fiz tudo o que disse quando respondeu um comentário, só que eu não sei o que é a 'tampinha',
    (Realmente não é fácil costurar jeans em máquina comum. Sem a tampinha da máquina, nem pensar. )
    beijos

    ResponderExcluir
  38. O leitor que fez o comentário estava fazendo barra de calça de outro modo, "sem a tampa de metal que protege a bobina, isto, com a bobina exposta, a linha enroscava. Então ele disse que iria fazer como eu ensinei.
    Não é preciso tirar nada da máquina, basta regular um ponto grande, usar agulha grossa e costurar devagar. Mãos a obra!

    ResponderExcluir
  39. Anônimo10/11/2010

    o meu nome é dirceu sou de sãp jose dos campos eu quero saber como faço barra ilaliana em calça social, ?ps gostei de suas dicas meu email mendir@ig.com.br

    ResponderExcluir
  40. Dirceu

    Isto eu vou ficar devendo, pois eu quase não costuro. Apenas socorro minhas filhas em alguns consertos como ajustes rápidos ou barras de calça jeans.

    ResponderExcluir
  41. olá Terezinha
    gostaria de saber qual a cor da linha para costurar a barra jeans, se é marrom, e porque a agulha quebra quando costuro jeans principalmente nas partes grossas onde fica a emenda, se eu usar uma agulha 16 ela pode quebrar nas partes "grossas" do jeans?

    ResponderExcluir
  42. Selmo
    Eu costuro com a cor da barra original. Existem lojas especializadas em linhas que vendem linhas apropriadas para costurar jeans. Quando não eu encontro a cor exata, eu uso a cor que mais se aproxima, ou eu mesma crio a cor juntado duas linhas diferentes. Uso agulha bem grossa, não sei o número, e costuro as partes grossas com cuidado, lentamente. Se a linha quebra, eu continuo a costura de onde parei, amarro a linha no avesso e escondo as pontas. No final dá tudo certo

    ResponderExcluir
  43. Anônimo11/16/2010

    Menina! Sensacional! Adorei a dica!
    Deus a abençõe! Maravilhoso saber que têm pessoas que sabem compartilhar o que sabem!
    bjs,
    SMS

    ResponderExcluir
  44. Anônimo1/18/2011

    adorei a sua dica, estava procurando um video , mas depois do seu passo a passo nao tenho duvidas bjs.landy

    ResponderExcluir
  45. bom e meio complicado para mim por eu ser adolescente mais apesar de ser mt novo nunca gostei de pedi nada para mãe por que ela vive sem tempo mas tenho uma leve experiencia em alto custura e essa e um boa dica e isso que eu vou fazer na minha calça ainda hj
    fui bjs galerinha

    ResponderExcluir
  46. nossaaa muito bom esse post... muito bom mesmo....
    me ajudou muito
    ... queria saber se vcs sabem como ajusa a calça na cinturaaa.... muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  47. A minha maneira não corta...

    ResponderExcluir
  48. Anônimo11/24/2011

    foi muito bom mesmo à muito tempo gostaria de aprender fazer esta barra de calça, sou de fraiburgo sc beijos.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo12/25/2011

    MUITO BOM MSM!!!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo2/11/2012

    LUZIA MARIA-ADOREI ESSA DICA ALÉM DE SER FÁCIL SEM MUITA VOLTA FICA PERFEITA A BARRA...
    PARABÉNS,VC ENSINA MUITO BEM

    ResponderExcluir
  51. Anônimo2/29/2012

    Muito legal a dica, já vou tentar fazer aqui, mas fiquei com uma dúvida.
    Qual linha devo usar. Pois vi que elas tem numeração.

    ResponderExcluir
  52. Na bobina use uma linha normal e na parte que fica visível use linha para costurar jens.

    ResponderExcluir
  53. muito obrigada, tentei de outros jeitos mas a sua barra ficou melhor.Nem parece que feito em casa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

VISITAS